Navegação Astronômica

Vídeo 06 Cálculo da Hora legal da Passagem Meridiana do Sol

Publicado em 30/07/2017 às 10h56

Neste sexto vídeo sobre Navegação Astronômica veremos como calcular a hora legal prevista para a passagem meridiana do Sol em um determinado local em função da longitude estimada. Resolveremos uma questão de prova de Capitão Amador para exemplificar.

Espero que gostem do vídeo!

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Vídeo 05 Navegação Astronômica - Tábua do Ponto

Publicado por Elson - Mucuripe em 26/07/2017 às 23h03

Boa Noite, Navegantes!

 A partir deste vídeo iremos apresentar um roteiro de cálculos da Passagem Meridiana do Sol, resolvendo questões de provas para Capitão Amador. Este roteiro é importante para que saibamos entender a sequência dos cálculos envolvidos. Ajudará bastante aos que irão prestar o exame para Capitão Amador, e também aos que pretendem praticar com o sextante a bordo de uma embarcação numa boa navegada. Veja neste vídeo como estimar a posição utilizando a Tábua do Ponto.

Espero que gostem do vídeo!

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Video 04 Navegação Astronômica - Almanaque Náutico

Publicado por Elson - Mucuripe em 25/07/2017 às 07h44

Bom dia, Navegantes!

Neste novo vídeo de Navegação Astronômica demonstraremos como obter as coordenadas horárias do Sol para um determinado instante, utilizando as páginas diárias do Almanaque Náutico e suas tábuas de incrementos e correções.

Espero que gostem do vídeo!

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Navegação Astronômica - Calculando a Altura do Sol

Publicado por Elson - Mucuripe em 16/07/2017 às 19h16

Há poucos dias resolvi gravar uma série de vídeos para falar sobre Navegação Astronômica, acredito que dessa forma a abordagem sobre os diversos assuntos ligados ao tema fica mais interessante. Iniciei com dois vídeos sobre conceitos ligados à Passagem Meridiana do Sol, e criei uma sessão neste site onde vou postar todos os vídeos que for publicando no YouTube.

Este terceiro vídeo trata sobre o processo de cálculos necessários para obtermos a altura verdadeira do Sol após fazer a observação com o sextante. A altura obtida com o sextante deve ser corrigida em função de vários aspectos.

Espero que gostem do vídeo!

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Curso de Navegação Astronômica com o Sextante em Paraty

Publicado por Elson Fernandes - Mucuripe em 21/03/2016 às 10h50

A Navegação Astronômica permitiu as grandes navegações e descobertas de novos continentes, propiciando ao navegante um total sentimento de liberdade em função de sua habilidade de poder cruzar os oceanos tendo a certeza do rumo certo e de seu posicionamento no vasto mundo das águas.

Hoje em dia, pouco utilizada, porém, sua importância permanece. A Marinha do Brasil nunca deixou de dar importância ao ensino da Navegação Astronômica, tanto que o melhor Manual de Navegação disponível a todos foi organizado pelo cmte Miguens e está disponibilizado no site da Marinha (clique aqui). A Marinha Americana havia deixado esse ensino de lado, no entanto, após oito anos, reconheceu a necessidade de reincluir os estudos de Navegação Astronômica em seu currículo.

O importante é que o assunto é admirado por muitos navegadores, e foi nesse clima de amor a essa nobre Arte e Ciência que realizamos no dia 19/03/2016 uma oficina sobre o uso do Sextante na Navegação Astronômica embarcados no veleiro Yarebê nas águas de Paraty, com ênfase na passagem meridiana do Sol. Na oficina abordamos as regulagens dos espelhos e a determinação do erro instrumental para o processo de visadas com o Sextante. Realizamos o roteiro de cálculos para a determinação da posição no momento da passagem meridiana do Sol.

Num clima de total descontração e num cenário paradisíaco concluímos esse primeiro encontro, já pensando nos próximos.

Um grande abraço aos amigos que puderam participar e que nos receberam com tanto carinho e amizade: Marcelo, Sílvia, Sérgio, Felipe, Walter, Pedro.

Bons Ventos e Boas Visadas!!!

 

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Possibilidades na Navegação Astronômica - O Sol

Publicado por Elson Fernandes em 02/02/2016 às 08h08

Durante o dia o Astro principal da Navegação Astronômica é o Sol. Temos basicamente 03 momentos durante o dia para efetuar cálculos de posição astronômica pelo Sol: pela manhã, quando o Sol já ultrapassou a altura de 15°; ao meio-dia, quando o Sol está passando sobre o meridiano do observador e, à tarde, quando o Sol também ainda se encontra numa altura superior a 15°.

Pela manhã, o navegador consegue obter apenas uma linha de posição, ou seja, não é possível determinar a posição do barco com uma única linha de posição, mas sabe-se que sua embarcação estará em algum ponto desta linha.

Na passagem meridiana do Sol, que ocorre ao meio-dia verdadeiro, o navegador conseguirá obter uma linha de posição perpendicular ao seu meridiano, ou seja, essa linha determina a sua latitude. E, como o Sol cruzará o meridiano do navegador nesse instante, é possível determinar também a sua longitude. No entanto, há outra opção para o cálculo da posição, visto que o navegador havia obtido uma linha de posição pela manhã. Usando o transporte de retas de altura, que estudaremos mais adiante, o navegador terá nesse instante duas linhas de posição, onde o cruzamento destas fornecerá sua posição.

Faz-se então o mesmo processo de transporte de retas no período da tarde, utilizando a linha de posição obtida na passagem meridiana, também chamada de reta meridiana. E, no cruzamento da reta meridiana transportada com a nova linha de posição obtida, que chamamos também de reta da tarde, teremos a posição do barco.

Essas são basicamente as formas de Navegação Astronômica utilizando o Sol como referência, ou seja, o Navegador utilizará o recurso de navegar pelo Sol durante um dia de navegação astronômica em intervalos de mais ou menos 03 horas, e manterá a navegação estimada nesse intervalo entre as observações. Mais adiante, detalharemos cada uma dessas possibilidades, demonstrando exemplos, cálculos, utilização do Almanaque Náutico e tábuas astronômicas específicas.

Bons Ventos!

foto retirada do site nominuto.com

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Estudos de Navegação Astronômica - Introdução

Publicado por Elson Fernandes em 01/01/2016 às 18h59

A evolução da Navegação Astronômica permitiu o desenvolvimento de instrumentos mais sofisticados e de tábuas para facilitar os cálculos necessários à obtenção das linhas de posição astronômicas (LDP). A bordo de um veleiro podemos perfeitamente praticar a Navegação Astronômica e obter resultados satisfatórios, levando-se em conta que não teremos a bordo um cronômetro e um cronógrafo como os que são utilizados em Navios, e por utilizarmos também, em função de custos, um sextante mais simples, geralmente de plástico. Conforme consta nos manuais de navegação a precisão requerida para as posições calculadas através da Navegação Astronômica a bordo dos Navios é de 2 milhas, sendo assim, se conseguirmos uma média de 4 milhas a bordo de um veleiro, utilizando um sextante de plástico e um relógio convencional, creio que podemos considerar como um resultado satisfatório, visto que a Navegação Astronômica é utilizada quando estamos bem ao largo, fora do visual da costa, com milhas e milhas de oceano por todos os lados.

Nessa nova sessão do site serão apresentadas várias possibilidades na prática da Navegação Astronômica. No Blog inicial VELAS DO MUCURIPE escrevi vários posts sobre o Estudo e a Prática da Navegação Astronômica, porém de forma aleatória. A proposta aqui é colocar textos de forma sequencial para que o leitor tenha uma visão mais ampla da Navegação Astronômica, com exercícios e exemplos práticos. Hoje em dia, o exame para Capitão Amador aborda apenas a Passagem Meridiana do Sol, no que diz respeito às questões de Navegação Astronômica. A proposta para esta sessão é irmos um pouco mais além desse conhecimento, apresentando estudos e modelos de cálculos para determinação da posição no Mar a partir de linhas de posição obtidas do Sol, Lua, Estrelas e Planetas.

O Livro do cmte Miguens, Navegação:A Ciência e a Arte - vol.II é uma obra indispensável aos que desejam conhecer mais a fundo a Navegação Astronômica. Toda obra do cmte Miguens está disponibilizada gratuitamente no site da Marinha (Acesse através de nossa seção "Links").

imagem retirada do site museutec.org.br

 

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