QUESTÕES RESOLVIDAS DE PROVAS DE CAPITÃO AMADOR - RADAR

Publicado por Elson - Mucuripe em 20/04/2016 às 20h42

Dia 27/04 está se aproximando, e muitos devem estar estudando intensamente para a prova de Capitão Amador. Resolvi algumas questões de provas anteriores e compartilho com os Amigos do Mar para tentar ajudar de alguma forma. Bons estudos!

DO EXAME DE 22/10/2015 - QUESTÕES SOBRE MOVIMENTO RELATIVO (RADAR)

Enunciado da questão:

Um Capitão Amador navegando com seu iate numa área de declinação magnética 020°W, às 00:15 horas, detectou, com seu radar de bordo um alvo na marcação verdadeira 310° e distância de 06 milhas náuticas. Nesse momento, a velocidade do iate era de 6 nós e seu rumo magnético 285°. Às 00:21 horas, o mesmo alvo estava na marcação relativa 045° e distância 5,5 milhas, quando o Capitão resolveu guinar para o Rmg 330°, mantendo a velocidade. Com base na situação descrita, faça as cinco questões que se seguem utilizando a Rosa de Manobra.

Comentário:

Antes de respondermos as questões, teremos que montar os vetores na rosa de manobra. Inicialmente, traçaremos o vetor "tr", referente ao iate do Capitão com os dados do rumo (converter para verdadeiro) e velocidade. Para isso, podemos utilizar a escala 1:1. Em seguida, plotaremos as posições relativas do alvo nos horários informados conforme marcações e distâncias fornecidas, lembrando também de converter as marcações para verdadeiras.Unindo as duas posições, encontraremos a DMR (Direção do Movimento Relativo) e, podemos concluir que o alvo está numa marcação constante e distância diminuindo, o que representa um risco de colisão.

Rumo Verdadeiro do Iate = 265°. A segunda marcação do alvo foi de 045° relativos, que corresponde a 310° verdadeira, ou seja, igual à primeira marcação.

 

 

O próximo passo é traçar o vetor "rm" do movimento relativo, com os dados da DMR e da VMR. A VMR pode ser calculada levando em conta a distância percorrida no intervalo de tempo entre as duas posições relativas do alvo (M1 e M2), ou seja, o alvo percorreu 0,5 milhas náuticas em 06 minutos, o que equivale a uma velocidade de 05 nós (VMR). O vetor do movimento relativo sempre se inicia na extremidade do vetor do barco de referência, nesse caso, o iate.

Após traçar o vetor do movimento relativo fica fácil descobrir o rumo verdadeiro e velocidade aproximados do alvo, basta traçar um vetor saindo de t para m, e encontraremos rumo = 210° e velocidade = 4,4 nós.

 

Em seguida, após o iate guinou para 310° verdadeiros, com velocidade de 06 nós. Então, veremos que ele guinou exatamente coincidindo seu rumo com a linha da DMR inicial no sentido oposto, teríamos então um novo vetor na mesma linha das marcações iniciais do alvo. E, para encontrarmos a nova DMR, como já temos o vetor do rumo verdadeiro e velocidade do alvo (tm), basta ligarmos a extremidade do novo vetor tr à extremidade do vetor tm, obtendo 162°.

 

Com isso, teremos as respostas para as 05 questões:

2.1) Em relação ao iate do Capitão, o alvo antes da guinada:

resposta correta - estaria em rumo de colisão.

2.2) Quanto à guinada podemos dizer que:

 resposta correta - Era necessária, pois o rumo era de colisão e o Capitão estava avistando a luz de bombordo encarnada do alvo.

2.3) Após o Capitão ter guinado, a direção do novo movimento relativo (DMR), considerando que o alvo não alterou seu rumo nem velocidade será:

 resposta correta - 162°

2.4) Qual o rumo verdadeiro e velocidade aproximados do alvo?

 resposta correta - 210° com 4,4 nós

2.5) Logo após a guinada, as luzes de navegação que o Capitão veria do alvo seriam:

 resposta correta - uma luz branca e outra encarnada.

 

Boa sorte e Bons Ventos aos novos Capitães!

 

 

Categoria: Estudos de Capitão

Comentários

Sidney Silva em 21/10/2017 14:32:12
Muito obrigado pela dica. Infelizmente vc não plotou até a parte que eu queria (resolução da questão 2.3), mas com suas explicações ficou fácil de chegar ao resultado. Valeu! Precisamos de mais ajuda como essa já que existe muito pouco material em português sobre o assunto.
Anterio Soares em 12/09/2017 22:36:26
Entendo muito bem que a subjetividade nesta área e grande, mais dessa vez vou gabaritar esta provinha,ela não vai me aguentar não darei refresco a ela estamos em uma competição de cana de braços.Quero gabaritar!
Anterio Soares em 03/09/2017 20:53:28
Gente preciso de ajuda, estou na quarta prova pra capitao amador e não conseguir passar, tenho todo material para estudo mais não tem exercicios resolvido passo a passo para eu pegar e desenvolver e passar criar estudo sempre sozinho ta de rosca pra mim.Aquele que me ajudar fico muito agradecido.

Arnado costa em 03/09/2017 16:14:30
Gostaria de receber, se possível, resumo explicativos sobre movimento verdadeiro e relativo (Rosas de manobra), detalhes da operação radar e estabilidade de embarcação, sobre as forças que as atuam , gravidade, metacentro, etc..)
Grato;
Colaborador do Apoia-se

Fernando em 29/08/2016 10:05:29
Parabéns, very good
André Corte em 22/04/2016 22:12:53
Muito boa a explicação para resolução da questão apresentada na ultima prova pra Capitão Amador. Comecei a me encorajar pra fazer a prova. Obrigado.
ronaldo em 22/04/2016 14:40:53
Parabéns muito boa a resolução do problema.

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