PROVA DE CPA - CÁLCULO DE MARÉ PELA PASSAGEM MERIDIANA DA LUA

Publicado por Elson - Mucuripe em 24/04/2016 às 20h09

Essa é mais uma questão frequente nas provas de Capitão Amador. Trata-se de determinar a hora da preamar utilizando o Almanaque Náutico juntamente com informações de marés contidas nas cartas náuticas. Esse método é utilizado principalmente quando a Tábua de Marés não traz informações para determinado local. Nesse caso, a carta da região traz a informação HWF&C , correspondente à quantidade média de horas em dias de Sigízia em que a preamar ocorrerá após a passagem meridiana da lua, e consultando o Almanaque Náutico, é necessário fazer os cálculos para determinar a hora legal da pmd da lua e, em seguida, somar o valor de HWF&C ao valor da hora legal da pmd da lua, obtendo assim a hora legal da preamar.

Vamos à resolução de uma questão do Exame para Capitão Amador de 22/10/2015:

1.8) Já aterrando no Atol das Rocas, o Capitão verificou que as profundidades fornecidas pelo ecobatímetro nas proximidades do atol estavam bastante baixas para o calado do iate, pois era baixa-mar em dia de sizígia (lua cheia). Verificou também que a publicação "Tábua das Marés" não contempla o Atol, razão pela qual, para determinar o melhor horário de demanda para o fundeio (preamar), seria necessário consultar o Almanaque Náutico e o quadro de "informações sobre a maré" constante da carta de maior escala da região. Considerando o quadro abaixo e os dados do Almanaque Náutico, constantes dos anexos, determine a hora legal da preamar diurna na região no dia 22/10/2015.

 

SOLUÇÃO:

Primeiro temos que fazer a conversão da longitude, fornecida no quadro, em tempo. 033°49W => 2h15m.

Da página diária do Almanaque Náutico teremos as informações da HMG da pmd da lua:

22/10/2015 pmd superior lua = 19h38m     pmd inferior da lua = 7h12m

Temos que calcular a HML da pmd da lua para a longitude do lugar. Devido ao movimento diário da lua em relação à Terra, a HML da pmd varia de meridiano para meridiano, sendo necessário utilizar a TÁBUA II - PARA A LONGITUDE, para fazer a interpolação em longitude da HML da pmd da lua. Para isso, devemos pegar os valores do dia seguinte com os dados dos horários da pmd da lua. Essa tábua consta do Almanaque e é fornecida nos anexos da prova, onde pode-se encontrar as orientações para seu uso.

Conforme descrito na tábua, sendo a longitude oeste, utilizamos os valores do dia seguinte para calcularmos as diferenças dos instantes da pmd da lua de um dia pro outro e fazermos a interpolação para encontrarmos o valor de correção.

23/10/2015 pmd superior da lua = 20h32m   pmd inferior da lua = 8h05m

A questão pede para determinarmos a preamar diurna. Sendo assim, nosso cálculo será em função da pmd inferior da lua, visto o valor de HWF&C = 7h40m.

Então, comparando os horários da pmd inferior dos dias 22 e 23 teremos uma diferença de 53 minutos. Conforme orientações de uso da tábua II, entraremos na coluna de longitude com o valor mais próximo de 33°, nesse caso será 30°, e na coluna da diferença dos minutos faremos a interpolação a olho, obtendo a correção de 4m.

Soma-se os 4m às 7h12m para termos o horário corrigido da pmd inferior da lua no dia 22/10/2015 para o meridiano local, obtendo HML da pmd = 7h16m;

A esse valor da HML da pmd somaremos a longitude convertida em tempo obtendo a HMG da pmd = 9h31m;

Para obter a hora legal da pmd da lua basta diminuir o fuso do local (+2), obtendo 7h31m;

e finalmente, para encontrarmos a hora legal da preamar, basta somar o HWF&C ao valor da hora legal da pmd, obtendo 15h11m.

Boa prova e Boa Sorte aos novos Capitães!

 

 

 

 

Categoria: Estudos de Capitão

Comentários

Renato Paulo da Silva Carneiro em 12/12/2016 16:38:15
Favor enviar-me o formulário completo para o cálculo da maré,detalhando o emprego da variação diurna pelo Almanaque Nautico, o estabelecimento do porto e a correção pelo diametro da lua e a HPMD elementos extraidos pelo Almanaque Nautico. Antecipadanente a gradecido envio os meus respeitosos comprimentos Renato Csarneiro
Fernando Antônio Câmara Gomes, em 25/04/2016 07:34:45
Bom dia,
Parabéns pêlos ensinamentos doados.Estas contribuiçoes engrandece a nossa prática na vela.
Meus comprimentos.
um abç.

Enviar comentário

voltar para Blog Velas do Mucuripe

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||