Como realizar a prova para Capitão Amador

Publicado por Elson - Mucuripe em 23/10/2017 às 22h29

Dia 26/10 está chegando e muitos amigos navegantes estão ansiosos com esta data, pois irão prestar o exame para Capitão Amador, a habilitação máxima que um navegador de embarcações de lazer pode obter no Brasil, que lhe permite navegar sem fronteiras pelo Mundo afora. Só mesmo alguns oficiais da Marinha e aquaviários do último nível possuem equivalência com um Capitão Amador no que se refere à navegação oceânica. Daí o desejo de muitos navegantes obterem essa importante habilitação.

O exame para Capitão Amador requer uma boa dedicação aos estudos sobre Meteorologia e Oceanografia, Comunicação Marítima, Navegação Eletrônica, Navegação Astronômica, Estabilidade de embarcações, Conhecimento de Sobrevivência no Mar. Dentre essas matérias as questões que requerem maior conhecimento de cálculos são a Navegação Astronômica e questões de movimento relativo com o uso da Rosa de Manobra.

Para obter aprovação o candidato tem que obter no mínimo a média de 50% de acerto das 40 questões da prova. Dessas 40 questões, pelo menos de 10 a 12 questões são referentes à Navegação Astronômica e cálculos com o uso da Rosa de Manobra. Sendo assim, considero de muito bom proveito que o candidato inicie a prova por essas questões, pois as outras questões serão mais tranquilas por não exigirem cálculos.

Nas últimas semanas tenho gravado alguns vídeos e corrigido algumas questões de provas anteriores a pedido de amigos, alunos e amigos virtuais que irão prestar o exame no dia 26/10. Espero que possa ajudar a todos! Também tenho publicado aqui neste blog textos com questões resolvidas. Então, para os que estão na reta final dos estudos deixo minha contribuição e desejo a todos um excelente exame, e que façam uma boa navegada para comemorar!

Para assistir aos vídeos sobre Passagem Meridiana do Sol CLIQUE AQUI

Para assistir aos vídeos sobre o uso da Rosa de Manobra CLIQUE AQUI

Link para as provas anteriores e questões resolvidas neste blog CLIQUE AQUI

 

E quando estiver com sua habilitação em mãos tenha orgulho de usar a insígnia de Capitão Amador!

 

 

Categoria: Estudos de Capitão

Comentários

Celso Luiz JungBluth em 25/10/2017 20:32:49
Particularmente vou preferir iniciar a prova pelas 20 perguntas da questão 3 por envolverem apenas a memória e o raciocínio lógico enquanto descansado deixando os cálculos da navegação astronômica e da rosa de manobra por serem mecânicos para depois por usarem a área de aritmética e lógica dos neurônios causando um grande desgaste na energia.
Celso Luiz JungBluth em 25/10/2017 19:06:31
Agradeço a dedicação do Capitão mucuripe em ajudar os navegantes que irão prestar a prova de Capitão amador 2017 II disponibilizando vídeos de navegação astronômica, rosa de manobra e questões resolvidas de provas anteriores onde aborda os assuntos com muita habilidade transmitindo seus conhecimentos com muita naturalidade, além da simpatia em esclatecer dúvidas por whatsapp e mesmo através de contato falado. Espero poder retribuir navegando em um momento futuro de preferência com as 3 estrelas douradas estampadas na camisa branca.
carlos cazaux em 24/10/2017 18:07:32
e abaixo de capitão amador ?
Terêncio Brito em 24/10/2017 14:38:44
Amigos, já sou mestre amador a um ano e gostaria de saber se já posso fazer prova para Capitão Amador ok
Ricardo Diniz em 24/10/2017 11:52:50
Treinando para ser um capitão amador. Essas dicas e vídeos são muito bons. Obrigado.... abraços!
Ildefonso junior em 24/10/2017 11:21:42
Parabéns pela iniciativa

Enviar comentário

voltar para Blog Velas do Mucuripe

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|||news login fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|login news normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||