Cálculo de Navegação pelo Sol na REFENO 2016

Publicado por Capitão Mucuripe em 08/11/2017 às 12h46

Uma reta de altura é uma linha de posição astronômica. Com apenas uma reta não podemos determinar uma posição, mas saberemos que a posição do barco se encontra em qualquer ponto dessa reta. No caso do Sol, utilizamos o transporte de retas para podermos estabelecer uma posição astronômica, ou seja, uma posição determinada pelo cruzamento de retas. Mais adiante veremos em outro texto um exemplo de como fazer esse transporte de retas. No exemplo abaixo, veremos como determinar uma reta de altura do Sol. Esta reta de altura foi tirada logo no início da REFENO 2016, a mais ou menos 10 milhas da costa.

Assista aos vídeos no final do post!

Bons Ventos!

DATA 24/09/2016      HMG 17:30:32

LAT estimada     =     7°44' S LONG estimada = 034°39' W

No Almanaque buscar os valores de AHG e declinação para 17:00

AHG  =  77°03' DEC   =  0°49.3'S

Valores corrigidos para 17:30:32 =>  AHG = 84°41’            DEC = 0°49.8'S
Calcular o AHL e o t1. Nesse cálculo o valor da long estimada será arredondado para que se obtenha um AHL com valor inteiro.

AHG – LONG W = AHL

84°41' – 34°41' = 50°    LONG ASSUMIDA = 034°41'W

AHL 50° 


O t1 (ângulo no pólo) é calculado da seguinte forma:
Se AHL < 180°,  t1 = AHL (astro está a oeste do meridiano local)
Se AHL > 180°,  t1 = 360° - AHL (astro está a leste do meridiano local)

Então, t1 = 50° W
Para entrar na tábua Pub249vol2, temos:

LAT ASSUMIDA  8° S

DEC 0° S                         SAME NAME

AHL 50°

Incremento da dec = 49.8’ (este valor será utilizado mais adiante na TABLE 5, para correção do valor da altura tabulada)

O valor da latitude estimada foi arredondado para o valor inteiro mais próximo para entrar na tábua. Nesse caso, onde a lat assumida e dec têm o mesmo nome (sul), iremos na pág SAME NAME correspondente à lat 8° S, e interpolando o valor do AHL com a DEC encontraremos:
 HC 39°32     d 10'     Z 97°

OBS: O valor de Z encontrado na pub249vol2 pode ser interpolado a olho para chegarmos a um valor mais preciso em função do valor completo da declinação, que nesse caso é de 0°49.8’S. Na pub249 verifica-se que o valor de Z para a dec de 0° é de 97° e, para a dec de 1° no mesmo AHL, Z = 95°. Daí, conclui-se que para uma dec de 0°49.8’ teremos Z = 96°

interpolando d x incremento da dec na table5, temos 10' <=> 49.8’ = 8'  

soma-se esse valor ao HC para obter a altura estimada:

HC + 8' = ALT EST

39°32' + 8' = 39°40'

O próximo passo é calcular a altura verdadeira no momento da observação. Sabendo que o ei (erro instrumental do sextante) = 0', altura do olho = 3m. Para altura do olho = 3m, temos o valor de depressão = 3’

Altura com o sextante = 39°33’

ei = 0'

ai= 39°33’

ao = ai + ei = 39°33’

aap  = ao – dep = 39°30'

av = aap + corr = 39°45'

Com isso, vamos calcular a diferença entre altura verdadeira e altura estimada:

DIF AV-ALT EST = 5'

O último passo é calcular o azimute verdadeiro. Para tanto, deve-se antes verificar as características do ângulo zenital. Z é leste ou oeste de acordo com o valor do t1.

Deve-se levar em conta o pólo elevado (hemisfério onde se encontra o observador):

Hemisfério norte - Se Z é leste, AZ = Z

                               Se Z é oeste, AZ = 360-Z 

Hemisfério Sul    -  Se Z é leste, AZ = 180-Z

                               Se Z é oeste, AZ = 180+Z 

Nesse caso, teremos Z = S50°W, onde S é o pólo elevado e W refere-se ao t1.

AZ = 180 + Z = 276°

Teremos os elementos determinativos para o traçado da reta da tarde:

Lat. Ass                                  8° S

Long. Ass                               034°41’ W

Dif entre as alturas av e ae    5’

AZ                                            276°

 

Assista nos vídeos as explicações detalhadas e saiba como plotar uma reta de altura na carta náutica ou na folha N7:

VÍDEO 01

VÍDEO 02

VÍDEO 03

Ilustração retirada do livro Navegação: A Ciência e a Arte, vol.02, do cmte Altineu Miguens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Estudos de Capitão

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